Sabemos
que os números estão em toda parte e desde muito cedo presentes em nossas
vidas, diante dessa afirmação deve-se ter muito cuidado para trabalhar com essa
construção semoso significativo, proporcionando sua aplicação no dia a dia de
acordo com nosso cotidiano. Afirma Jeam Piaget para se concretizar a construção
do número o professor precisa trabalhar
e avaliar o desenvolvimento psicométrico do sujeito e averiguar suas
construções de acordo com os períodos de sua evolução.
O
professor deve estar atento nas ações cognitivas dos alunos frente a construção
de conceito de número, numeral e algarismo desde a educação infantil de modo
coerente com a realidade e necessidade de cada um. A construção do conhecimento
pode ocorrer através da realização de atividades lúdicas principalmente na
educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental pois nessa fase os
alunos gostam de brincar e jogar. Sabemos, o que diz respeito a matemática é
essencial e é importante que desde a educação infantil sejam desenvolvidas
atividades que permitam a criança explorar os espaços, conhecer formas,
qualidades e medidas.
Desse modo
o professor deve realizar atividades que possibilitam o desenvolvimento e
formação atividades que devem envolver
as crianças com ações concretas que impliquem seu corpo ,que usem sua oralidade
e até sua escrita para expressarem suas compreensões de mundo.
O sistema numérico
faz parte de todos os povos e é imprescindível
para unificação da ideia se
quantidade sob o olhar de uma cultura
específica .

Nenhum comentário:
Postar um comentário